terça-feira, 24 de junho de 2008

Roda Viva


Tem dias que a agente se sente
como quem partiu ou morreu,
a gente estancou de repente
ou foi o mundo então que cresceu.
A gente quer ter voz ativa
no nosso destino mandar,
mas eis que chega a Roda Viva
e carrega destino prá lá.
( trecho extraído da música Roda Viva de Chico Buarque )

Nunca tinha entendido o porquê, deste trecho em especial, vir sempre a minha mente. E hoje num lapso de inteligencia (coisa que as vezes acontece, mas bem as vezes) pude entender o que isso significava tanto p mim. Sempre vivi em uma Roda Viva de pessoas que me bombardeavam a todo momento com questionamentos que nem eu sei o que responder.
_Por que não faz assim?
_Deixa de ser sistemático todo mundo faz assim só vc que é diferente.
_Deixa de ser bobo e faça desse jeito.
_Tudo bem, só que depois num venha chorar para o meu lado.
_ Se vc não fizer assim nunca vai conseguir.
_Desse jeito vc não vai a lugar nenhum.
_Você não tem( não é/não faz) porque não quer.
_Pare de fazer isso, reaja, faça, seja, tenha...
AAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!
Chega! Não aguento mais ver meu destino ser atropelado por esta roda viva de pessoas que nem sequer sabem quem eu sou ou como eu me sinto. É muito mais fácil dirigir a vida do outro de acordo com seus interesses, do que parar e perguntar até que ponto esse outro consegue chegar. Não vou ser hipócrita em dizer que sempre lutei contra isso, não, muito pelo contrário, parei de frente a essa roda viva e deixei que ela me arrastasse por medo de ter que carregar mais uma culpa além daquela que insiste a todo momento em me atormentar. Mas agora estou farto, e por pelo menos um segundo, quero poder respirar por mim mesmo e quem sabe assim poder viver meu próprio destino a salvo desta Roda Viva.

2 comentários:

Eder Diogo disse...

OI Renato..

Estou mto lisonjeado em ser o primeiro a postar no seu Blog..

Acho q todos nós vivemos nessa Roda Gigante, d pessoas querendo controlar nossa vida, nosso destino..

q ótimo q vc estah disposta a dar um fim nisso.. Viva sua vida da sua maneira.

um abraçoooo Amigo.. :)

Gê Gaia disse...

Que alerta! Todos os pais deveriam ler!
Seu texto me fez lembrar meu filho. Ele é muito calado e estava dentro desta "Roda Viva". Quase o perdemos, ainda bem que percebemos a tempo, e hoje apenas o orientamos, pois a vida é dele. "Cada um é o que é..."
Excelente seu texto!